A Importância da Hidratação Para o Corpo
Posted in AlimentaçãoCuidados com a PeleDicas

A hidratação é definida como um processo de fazer com que algo ou alguma coisa absorva água. No nosso corpo, esse algo são as nossas células.

Sem água, as plantas, os animais e humanos morreriam de forma imediata.

O corpo humano necessita de água para sobreviver, pois cada órgão e cada célula precisam manter-se adequadamente hidratados, a fim de que o corpo inteiro funcione da melhor maneira possível.

Idade, rotina, sexo e peso são fatores que determinam a quantidade de água que deve ser ingerida por você todos os dias. Os atletas, por exemplo, precisam beber mais água, isso porque durante atividades físicas, perdem mais líquidos.

A água ocupa 75% do nosso corpo, é usada como um material básico de construção nas células e realiza várias outras funções dentro de nós.

E para que essas funções estejam diariamente ativas, hidratar corretamente é uma obrigação.

Além de manter o corpo saudável e hidratado, beber bastante água é essencial para regular a temperatura corporal, lubrificar as articulações, prevenir infecções e fornecer nutrientes às células.

Estar bem hidratado também traz melhorias para a qualidade do sono, cognição e humor.

Isso é devido a comprovações de que a hidratação é essencial não só para a saúde física, mas também para a mental.

Uma maneira muito prática de descobrir se você precisa ingerir mais água durante o dia é por observar a cor da sua urina.

Se estiver com uma cor escura, você precisa de mais água, mas se a urina for clara ou sem cor, você está bem hidratada.

Preste também atenção a outros sinais de desidratação como fadiga, tontura, secura na boca e dores de cabeça.

Para as pessoas que não gostam muito de beber água, fazer a ingestão de algo que não tem gosto de nada é entediante.

Mas para que essas pessoas existem maneiras de melhorar a água, adicionando limão, pepino e hortelã para melhorar o seu sabor.

O mais importante é não desidratar, pois a hidratação é a chave primária para a vida.

 

A hidratação interna também é feita através dos alimentos?

Sim! A ingestão de certos alimentos hidrata a pele de dentro para fora. Uma alimentação saudável deixará você bem hidratado e fará com que o seu nível celular funcione bem para manter a sua pele macia e flexível.

Quando fazemos o planejamento do que vamos ingerir nas refeições, focamos nas necessidades do nosso corpo, mas os requisitos da pele são negligenciados.

No entanto, assim como o copo, a nossa pele necessita de nutrientes para se curar, reparar e se manter em boas condições.

Portanto, rejeite alimentos ricos em muito sódio e que sejam conservados, eles deixam a pele seca e inchada. Opte por alimentos que contém antioxidantes, que são ricos em ômega 3, ácidos graxos e sílica para que você consiga manter a saúde da sua pele.

As batatas são raízes vegetais ricas em betacaroteno e abundante em vitamina A, um dos nutrientes mais importantes que ajudam na prevenção do ressecamento da pele.

São dois antioxidantes que reparam danos nos tecidos e previnem o envelhecimento precoce.

O abacate é rico em vitamina E e outros antioxidantes. No abacate também encontramos gorduras monoinsaturadas, o que faz com que a pele fique mais úmida. O abacate reduz inflamações e o envelhecimento da pele.

O ovo é um dos alimentos mais eficazes para a prevenção do ressecamento da pele. Eles possuem vitaminas solúveis que são gorduras benéficas para manter a integridade das membranas celulares da pele.

Os ovos são ricos em vitaminas E, D e A, ácidos graxos, Ômega 3 e 6, proteínas, folatos e outros nutrientes que ajudam a pele a se manter hidratada.

Em especial não descarte as gemas do ovo, pois elas contêm conteúdo nutricional máximo que a sua pele precisa.

Da próxima vez que for repensar sobre o seu cardápio, inclua frutas como essas para cuidar tanto do bem-estar do corpo como da mente.

 

Hidratação externa

A hidratação interna é importante, mas a pele e o nosso corpo também necessitam de cuidados externos para se manter saudável, afinal de contas, hidratação é mais do que beber água e cuidar da sua alimentação.

Os cuidados com o corpo envolvem muito mais que isso.

O uso diário de um hidratante permite que as manchas na pele sejam camufladas. Isso acontece porque a hidratação deixa a pele com mais brilho e é capaz de uniformizar os diferentes tons de pele.

Hidratar o corpo todos os dias reduz as chances de desenvolver secura extrema ou muita oleosidade. Ambos os extremos são perigosos para a pele e podem causar muitos problemas.

Por esse motivo, busque um hidratante ideal para a sua pele. Para pessoas que têm pele muito oleosa, os hidratantes à base de água são a melhor escolha. Eles são facilmente encontrados.

Para as pessoas que têm pele normal, um óleo seco é uma boa opção para um fácil tratamento e hidratação.

Procure evitar produtos que contenham ingredientes que obstruem os poros e prendem a transpiração como ceras e óleos minerais.

As peles mais sensíveis devem ser tratadas com hidratantes neutros, que não tenha na sua composição corante, fragrâncias artificiais ou conservantes.

Para as peles secas, os hidratantes à base de óleos são os mais recomendados.

Uma boa opção de hidratante é o hydra vital factor k da Mesoestetic. O produto possui boa tolerância em todos os fototipos de pele.

A exposição solar geralmente gera manchas melânicas, por esse motivo, o uso de um protetor solar durante a aplicação do método branqueador é essencial para garantir a eficácia do produto e evitar a estimulação de hiperpigmentação.

A falta de proteção solar durante o tratamento pode prejudicar a eficácia do produto, por esse motivo, um protetor solar de, no mínimo, fator 50 deve sempre ser utilizado. Fica a dica!

 

Faça uma hidratação completa!

Neste artigo, vimos que a água tem um papel muito importante para nos manter hidratados, que a ingestão de determinados alimentos contribui para a boa aparência e textura da pele.

No entanto, só isso não garante hidratação total do seu corpo, por isso não se esqueça de cuidar da sua pele também por fora por meio do hidratante que é adequado para sua pele.

Dessa maneira você vai fazer uma completa hidratação e dar a sua pele e ao seu corpo a hidratação que eles merecem!

 

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho