Os Cuidados com a Pele no Outono
Posted in Cuidados com a PeleDicas

Muitas pessoas deixam de lado os cuidados com a pele com a mudança de estação. No verão dão mais atenção à proteção solar e à hidratação, mas quando chega o outono relaxam com os cuidados.

As estações do ano são diferentes e seus climas também mudam, então, os cuidados com a pele devem ser feitos de acordo com as estações para que a pele esteja sempre saudável e radiante.

Enquanto no verão a pele tem evitar ser vítima dos raios solares, o outono é a época perfeita para restaurar e recuperar a derme dos danos do verão e prepará-la para o inverno seco.

O outono é uma estação atmosférica bem variável, esquenta, esfria, venta, chove e a pele percebe essas mudanças e sofre com elas.

Por isso, é importante saber como você pode cuidar da pele no outono.

Na verdade, existem problemas de pele que são mais frequentes no outono, por isso essa estação exige cuidados específicos com a pele.

Neste artigo, você vai saber quais são esses problemas e quais cuidados com a pele devem ser aplicados para combatê-los.

Quais são os problemas dermatológicos mais frequentes durante o Outono?

Os problemas dermatológicos mais comuns durante o outono são desidratação, manchas causadas pela exposição ao sol e outras alterações na pigmentação.

À medida que a estação avança e o tempo piora, também aparecem lesões e cortes de pele e lábios, isso indica uma desidratação em maior grau, bem como erupções cutâneas nos casos extremos.

Isso acontece, primeiramente, ao que a pele sofre durante os meses de verão, em que fica exposta durante todo o tempo.

No verão ficamos mais atentos e cuidamos da pele, usamos protetor solar, pós sol, hidratantes.

No entanto, no outono esquecemo-nos desses cuidados com a pele.

Se você tem problemas de pele como dermatose, precisa cuidar da pele durante o outono, caso contrário, eles podem piorar.

Além disso, cuidar bem da pele no outono também é importante para prepará-la para o inverno, que é uma das estações em que a pele mais sofre com condições climáticas intensas como umidade, secura e frio.

Quais cuidados você deve ter com a pele durante o Outono?

Alimente-se bem

A alimentação é essencial para aumentar os cuidados com a pele e a deixar em perfeitas condições, pois a pele é um reflexo do que comemos e do estilo de vida que levamos.

Portanto, é fundamental que alimentos ricos em vitaminas e minerais, necessários para uma pele perfeita, estejam sempre presentes em nossa alimentação.

As frutas e os vegetais são importantes para manter uma pele saudável. As vitaminas A, aquelas do grupo B e E são fundamentais para uma pele bonita.

Use protetor solar

Durante o verão, não nos separamos dele, mas quando o outono vem, ele logo volta para o armário.

Isso é um erro, porque no outono continuamos a desfrutar de muita luz solar e também é conveniente nos protegermos dela.

Então, agora você sabe, use proteção solar também no outono, pelo menos nas áreas que ficarão expostas, como rosto e braços.

Mas não se esqueça do pescoço e das orelhas e mantenha o cuidado com a pele mesmo durante o outono.

Faça uma esfoliação

É uma boa ideia fazer uma esfoliação de vez em quando.

Existem esfoliantes suaves que podem ser usados regularmente, por exemplo, uma vez por semana.

Isso permitirá que você se livre de toda a pele seca e morta que se acumulou durante o verão e comece os cuidados de uma pele nova e saudável no outono.

Limpe a pele

A limpeza remove impurezas e ajuda a manter a pele mais jovem e saudável.

Se você tem uma rotina diária de limpeza da pele, perceberá que aos poucos com os cuidados a saúde da sua pele vai melhorar e ela vai parecer mais jovem.

Preste atenção especial ao rosto, pois é a parte da pele que está mais exposta às sujeiras da rua e de maquiagens.

Esse não é um processo muito complicado, basta  lavar o rosto duas vezes ao dia com água limpa e sabonetes neutros.

O ideal é que você tenha um adequado ao seu tipo de pele. Você pode fazer isso ao se levantar e antes de ir para a cama.

Hidrate a pele

Sua pele também precisa de hidratação para se recuperar dos estragos sofridos no verão e se proteger do vento e das baixas temperaturas, que a ressecam muito.

Se você não quer ver aquele ressecamento e descamação, que são sinais de que as coisas vão piorar, é essencial que se hidrate a pele diariamente, pelo menos o rosto e as mãos.

Nesse aspecto, a rotina ideal consiste em um hidratante corporal que deve ser usado todos os dias após o banho.

Deve-se também fazer uma hidratação extra para o rosto e as mãos com um produto específico outro horário do dia.

Também pode ser uma boa ideia levar creme para as mãos e rosto na bolsa ou mochila quando for sair, para aplicá-lo quando notar algum ressecamento.

Além disso, os cuidados com a pele também envolvem os lábios. Eles sofrem como qualquer outra parte da pele, por isso não se esqueça de aplicar cacau ou um pouco de batom com hidratação se não quiser ver eles secos e cortados.

Não exagere nos cuidados

Mesmo sendo os cuidados com a pele muito importantes, não se pode abusar deles.

Se tivermos o costume de tomar banho mais de uma vez por dia, é apropriado que na segunda vez não usemos sabão se possível.

Podemos usar sabão simplesmente nas áreas que apresentam mais suor.

Além disso, devemos fazer uso de produtos de limpeza suaves, com PHS neutros ou adequados para peles delicadas, pois assim evitaremos irritações e danos à pele.

Mantenha os cuidados com a saúde!

Como vimos neste artigo, a nossa pele é um reflexo dos cuidados que damos a ela e de tudo que ocorre dentro do nosso corpo.

Se você deseja que a sua pele tenha uma boa aparência sempre deve cuidar do que você come.

Sempre inclua na sua dieta as frutas e verduras e consuma menos ou não consuma alimentos processados e ultraprocessados.

A hidratação da pele acontece também acontece por dentro, por esse motivo, beba bastante água para se manter hidratado.

Outra coisa que você pode fazer é parar de fumar, se você tem o hábito é claro, e aumente o uso de antioxidantes para retardar o envelhecimento.

Ao fazer essas coisas, você mantém os cuidados com a pele e a deixa mais saudável, isso será visível.

Sempre verifique se há na sua pele manchas novas ou que mudaram o seu aspecto, aparência, cor e se está com bordas irregulares.

Se você começar a perceber que algum problema de pele persiste, procure um médico ou dermatologista.

Eles vão te ajudar a detectar quais são os problemas de pele e como você pode curá-los por meio de tratamentos específicos.

Dessa forma, você poderá cuidar dos problemas dermatológicos que já existem e evitar que novos apareçam.

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho