O Poder da Biotina Para os Cabelos
Posted in CabelosDicas

Se o seu interesse é deixar o seu cabelo mais forte, crescer mais rápido e parar a queda, a biotina é o nutriente que você tanto esperava, e o melhor é que você não precisa se esforçar muito para obter este resultado. A biotina ajuda a regenerar as células que ajudam no crescimento do cabelo. Também proporciona força, brilho e maciez. 

Nossos cabelos, acredite ou não, são muito suscetíveis ao estado nutricional de todo o nosso corpo, então se faltarem vitaminas ou minerais em geral, isso se reflete em cabelos fracos, com pouco volume e quebradiços. Por isso, é extremamente importante que você use uma boa fonte de vitaminas, que ajudam a manter a boa saúde do cabelo. A própria biotina é uma daquelas vitaminas que muito contribui para o crescimento rápido do cabelo, com volume, brilho e maciez.

A biotina realmente funciona para crescer o cabelo?

Existe ainda muita contradição sob a eficácia da biotina em relação a benefícios capilares. No entendo, quando vamos a fundo no assunto, realmente chegamos a conclusão de que há uma melhora considerável, no crescimento do cabelo, sua espessura, brilho e melhora na cor do cabelo. Inclusive, muitos tricologistas (profissionais científicos que tratam dos cabelos e pelos) concordam que a biotina pode ajudar o cabelo a ficar mais forte e possivelmente ainda mais espesso.

O principal benefício da biotina para o cabelo é que ela permite um crescimento mais forte e saudável. Cabelo mais forte tem menos probabilidade de quebrar nas pontas, promovendo e protegendo o comprimento.

Quanto de biotina devo tomar para o crescimento do cabelo?

Esta é uma questão bastante relevante para a o resultado do uso da biotina. Este ponto pode ser o motivo de haver tanta contradição sobre os resultados capilares que a biotina possui. Isso porque há pessoas que já usaram a biotina e alegam não ter notado melhorar mesmo com meses de uso. A questão é, qual foi a quantidade ingeria diariamente? Ou o uso de um suplemento de biotina, ou foi apenas ingerido através de alimentos?

Com base de pessoas que fizeram uso da biotina, não apenas por meio de alimentos ricos nesse nutriente, mas também fazendo uso de suplementos, a quantidade que parece ser a ideal é a de 5.000 microgramas por dia. Outra ponte importante para se obter resultados é e o consumo diário. Você não pode apenas seguir uma “dieta” de biotina por alguns dias, e pausar em outros dias. É preciso manter uma frequência, essa frequência mostrou ser um dos pilares que contribuem para a eficácia e resultados mais nítidos nos cabelos.

Ser inconsistente ao tomar biotina, ou seja, não atingir a dose recomendada, definitivamente irá variar seus resultados. Também é importante compreender que, como acontece com qualquer suplemento, o crescimento do cabelo não acontece da noite para o dia. Você provavelmente verá resultados depois de cerca de um mês ou mais, mas algumas pessoas notam uma diferença em apenas duas semanas.

Para encurtar o tempo dos resultados da biotina, você precisa ainda fazer o seguinte. Corte por um tempo, a ingestão de alimentos que fazem mal para saúde. Alimentos gordurosos, excessivamente doces e com baixa taxa de nutrientes. Outro ponto interessante relatado por pessoas que passaram a aumentar sua ingestão de biotina foi uma melhora em relação a queda de cabelo, genética. A alopecia.

Mesmo as pessoas com a alopecia (calvície) demonstraram responder positivamente quando a biotina é introduzida. Observação: Se você o estiver usando para tratar uma condição médica, no entanto, lembre-se de consultar seu médico. Foi demonstrado que diminui a eficácia de alguns medicamentos para o coração e anticonvulsivantes.

A Biotina tem efeito sobre todos os pelos do corpo?

Outra grande questão sobre a biotina é que, embora pareça que sim, a biotina não fará com que o cabelo do seu corpo cresça muito. Ao contrário do cabelo em nossa cabeça, o cabelo em nosso corpo recebe um sinal molecular para crescer apenas até um determinado comprimento. O único cabelo que é afetado pela biotina são os da cabeça e do rosto, como as sobrancelhas.

Fontes de Biotina

Seu corpo não consegue sintetizar biotina, então ela deve ser obtida através do que você ingere. A biotina está naturalmente presente em:

  • Fígado bovino
  • Carnes animais
  • Gemas de ovo
  • Abacate
  • Salmão
  • Queijo
  • Levedura nutricional
  • Espirulina
  • Fígado de porco
  • flocos de aveia
  • Nozes e leguminosas
  • Cogumelos brancos
  • Arroz
  • Espinafre e couve-flor
  • Queijo, coalhada e leite de vaca
  • Salmão
  • Maçãs, bananas e tomates.

Também é um ingrediente comum em suplementos. Muitas vezes é combinado com colágeno para apoiar ainda mais os benefícios da pele e do cabelo.

Existem efeitos colaterais em tomar biotina?

No geral, a biotina é uma vitamina segura que tem relativamente poucos efeitos colaterais e se houver. Normalmente, é muito difícil até mesmo uma overdose devido ao fato de ser solúvel em água, e qualquer quantidade em excesso é liberada pela urina. Mas com qualquer tipo de suplementação, o monitoramento regular com exames de sangue é importante, em especial quando é um suplemento usado por longos períodos.

Para algumas pessoas, doses extremamente altas de biotina podem atrapalhar os resultados dos testes da tireoide e imitar a doença de Graves no trabalho de laboratório. Portanto, é importante que seu médico saiba quais suplementos você está tomando.

Esperamos que todas as suas dúvidas sobre a biotina tenham sido tiradas. Caso ainda haja dúvidas a eficácia, a melhor coisa a se fazer é experimentar e tirar suas próprias conclusões.

As pessoas metabolizam de forma diferente vitaminas, proteínas e outros componentes. Por isso o ideal é você mesma faça a utilização da biotina por algumas semanas e chegue a sua própria conclusão da eficácia desta vitamina.

E para uso tópico, há alguma alternativa?

Uma forma de potencializar a suplementação de biotina é misturando ampolas da vitamina ao seu xampu e/ou condicionador. Aqui na InPele temos o X.Prof 036 Biotina da Mesoestetic, ampola estéril com a vitamina, ideal para turbinar a ação dos seus produtod de uso diário. Aproveite a promoção InPele: 2 ampolas de nossa Biotina GRÁTIS para qualquer pedido efetuado no site!

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho