A Importância dos Antioxidantes
Posted in Alimentação

Os antioxidantes são definidos como moléculas de vitaminas que agem como protetores das células, com o objetivo de evitar os danos ocasionados pelos radicais livres.

Eles agem contra os radicais livres, evitando que estes reajam com outras moléculas benéficas do corpo.

Os antioxidantes são capazes de prevenir doenças como diabetes, câncer, doenças de Alzheimer e cardíacas, que são causadas pelos efeitos nocivos do estresse oxidativo.

Estudos feitos em grande escala comprovaram que os antioxidantes como vitaminas C e E, betacaroteno, selênio e zinco influenciam de forma significativa as taxas de doenças cardiovasculares.

Há variados tipos de antioxidantes e cada um deles desempenha um papel específico no nosso corpo. Muitos antioxidantes que são encontrados de forma natural trabalham juntos para ter um melhor efeito em nosso corpo.

Por exemplo, as vitaminas E e o selênio que juntos são capazes de retirar substâncias que são altamente nocivas para o nosso o corpo.

É muito importante destacar que eles necessitam de quantidades adequadas um do outro para desempenhar bem essa tarefa.

Cozinhar certos alimentos influencia no aumento ou na diminuição dos níveis de antioxidantes presentes nele.

O licopeno, por exemplo, é um antioxidante que permite ao tomate ter sua rica cor vermelha. Quando os tomates são tratados termicamente, o licopeno se torna mais bio disponível. Isto quer dizer que é mais fácil para que o nosso corpo o processe e use.

Mas isso não acontece com todos os alimentos que são antioxidantes. Estudos feitos mostraram que a couve-flor, ervilha e abobrinha perdem grande parte da sua função quando são expostos a altas temperaturas.

Então, é essencial ingerir uma quantidade variada de alimentos antioxidantes, cozidos e crus. Ter uma alimentação balanceada vai fornecer para o seu corpo vários tipos e quantidades de antioxidantes.

Foi comprovado que ingerir alimentos que contêm antioxidantes tem um efeito protetor na maioria dos casos.

 

As principais fontes antioxidantes

A ingestão de superalimentos à base de vegetais que contêm antioxidantes, como as verduras e frutas junto aos grãos inteiros e proteínas magras, vai fornecer um suporte melhor para que o seu corpo esteja sempre abastecido e protegido.

Mirtilos

As antocianinas são oxidantes responsáveis por dar aos mirtilos aquele belo tom azul. Os mirtilos são comprovadamente as melhores fontes de antioxidantes e são essenciais quando se trata de nutrição.

As antocianinas são capazes de prevenir muitas enfermidades, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e inflamações.

Abacate

Nos abacates encontramos uma usina de gorduras saudáveis que consiste em ácidos graxos ômega-3.

Os antioxidantes do abacate ajudam a combater os primeiros sinais de envelhecimento e previne as inflamações da pele.

Os abacates possuem uma grande quantidade de vitaminas B e E que, em nível celular, protegem e fortalecem os cabelos e unhas.

Cúrcuma

Um ingrediente que se destaca na cúrcuma é a curcumina, que pode diminuir surtos de acnes. Por causa de seus antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias, a cúrcuma é capaz de remover o excesso de oleosidade e matar bactérias causadas pelas espinhas.

Você pode preparar uma máscara com a cúrcuma e a deixar agir na sua pele por 20 minutos. Lembre-se de limpar as mãos e o rosto adequadamente para evitar a tonalidade laranja.

Batata-doce

A batata-doce é fonte de muitas substâncias importantes, como as vitaminas A C e manganês, que são excelentes para a estabilização do açúcar no sangue e promover o bom funcionamento do cérebro.

Além disso, a batata-doce possui betacaroteno, que auxilia para a boa saúde dos olhos e é um protetor solar natural, o que faz dela uma grande aliada na diminuição de linhas finas e rugas.

Cenouras

Assim como as batatas, as cenouras possuem betacaroteno, que são ricos em vitaminas A e tem a função de restaurar o colágeno danificado.

As cenouras são boas para os olhos e o seu antioxidante é capaz de evitar a superprodução de células mortas na camada externa da pele.

Isto é benéfico para a pele, pois essas células mortas poderiam se juntar ao sebo e obstruir os poros.

Laranjas

Na laranja encontramos grandes quantidades de vitaminas C e essa fruta é uma das melhores opções a ser incluída na sua dieta se você quiser ter uma pele brilhante.

O antioxidante presente na laranja protege a pele do estresse oxidativo, como os danos UV, traz melhorias para a hidratação da pele e para a cicatrização de feridas.

Uma alimentação deficiente em vitamina C resulta em impactos negativos para a pele.

Morangos

Os morangos são frutas ricas em vitamina C e melhora o aspecto, tom e textura da pele.

Os antioxidantes e outros compostos nesta fruta contribuem para a construção de um colágeno forte e ajudam a proteger a pele contra os raios ultravioletas nocivos.

 

Outras fontes de antioxidantes

Os antioxidantes também podem ser encontrados em suplementos, vitaminas, hidratantes, óleos, entre outros.

Estudos científicos rigorosos feitos com 100.000 pessoas testaram se os suplementos antioxidantes podem prevenir doenças crônicas, como câncer, catarata e doenças cardiovasculares.

Alguns antioxidantes industrializados têm um efeito muito benéfico para a pele, como é o caso do AOX Ferulic da Mesoestetic.

O ácido ascórbico presente no produto proporciona uma grande proteção antioxidante porque neutraliza os radicais livres.

Aumenta a síntese de colágeno na pele, melhora a elasticidade e a firmeza da pele, fazendo com que a pele se torne mais luminosa e uniforme.

Contém um complexo que junta os benefícios antioxidantes do alfa-tocoferol com as múltiplas propriedades de um ingrediente ativo inovador.

Isto por sua vez resulta em uma ação antioxidante muito avançada, protegendo os lipídios cutâneos e aumentando a proteção contra as oxidações causadas pelas radiações.

O ácido ferúlico previne o estresse oxidativo que são ocasionados pelas agressões externas, proporcionando uma ação protetora dos fibroblastos, das células responsáveis pela produção de colágeno e contra radiação UVA.

Estudos feitos mostraram a grande eficácia desse novo tratamento. Ele reduz mais de 90% do dano oxidativo das células, e há 30% menos oxidação causada por radiações.

Aumenta seis vezes mais a síntese de colágeno e 100% a manutenção da viabilidade de fibroblastos. A proteção antioxidante é oito vezes maior.

Dos pacientes que fizeram teste com o tratamento, 100% observaram maior firmeza e melhora geral na qualidade da pele e, 90% perceberam que a sua pele estava mais brilhante.

O produto deve ser aplicado na pele limpa e seca, preferencialmente pela manhã, antes de hidratantes ou protetores solares.

Deve-se fazer uso do produto diariamente, para complementar a ação do protetor solar ou creme antienvelhecimento, isso independe da idade.

É especialmente recomendado para a prevenção do envelhecimento cutâneo e reforça a proteção em caso de exposições solares intensa, direta ou prolongada.

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho