Autocuidado – A Importância de Olhar para Si
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O autocuidado é uma parte importante para se manter a saúde física e mental. Para muitas pessoas, aprender a cuidar de si mesmo é um processo que pode ser desafiador.

Frequentemente, quando as pessoas estão crescendo, elas são ensinadas a colocar as necessidades de seu trabalho, de sua família e de outras pessoas acima de suas próprias necessidades.

Mas não há problema em se concentrar em si mesmo. Na verdade, é a única maneira de ter energia e força para cuidar de outras pessoas. Melhorar a si mesmo por meio do autocuidado o deixará mais saudável e feliz.

O que é autocuidado?

O autocuidado, no nível mais simples, é certificar-se de que você está fazendo as coisas que precisa para permanecer saudável em sentido físico, mental e emocionalmente.

Cuidar de si mesmo é uma escolha ativa que você precisa fazer todos os dias e que prioriza sua própria saúde e felicidade.

Isso parece simples, mas a maioria das pessoas luta para incorporar o autocuidado em suas rotinas diárias porque acham que parece egoísmo.

O autocuidado não é egoísta, mas pode parecer assim quando você está acostumado a colocar todo mundo em primeiro lugar.

O autocuidado é uma parte vital para manter uma boa saúde e uma vida vibrante.

É um modo de vida que incorpora comportamentos que o ajudam a se refrescar, a restabelecer sua motivação pessoal e a crescer como pessoa.

Qual a importância do autocuidado?

A prática do autocuidado pode ser bem difícil. A maioria de nós está muito ocupada, tem empregos estressantes ou está muito ocupado com a tecnologia para ter tempo para nós mesmos.

O horário de trabalho geralmente é o último da agenda. A parte pior de todas é que muitas vezes podemos ter um sentimento de culpa por tirar tempo que é importante para praticar o autocuidado com nós mesmos. Portanto, começar com o autocuidado pode ser um desafio.

Mas o autocuidado é muito importante porque incentiva você a ter uma relação benéfica com si mesmo, dessa forma, você vai conseguir transferir para outros bons sentimentos.

Não podemos dar para alguém algo que não temos. Mesmo que muitos achem que a prática do autocuidado é uma atitude egoísta, isso está longe de ser verdade.

Você precisa dar uma grande atenção ao seu bem-estar, pois quando faz isso, você não está pensando só em si mesmo, mas também está renovando a sua melhor versão ate mesmo para os que estão ao seu redor.

Todos os que estão à sua volta são beneficiados pela sua energia e felicidade interior.

Tipos de autocuidado

Físico

O autocuidado físico é algo com que muitas pessoas lutam porque nunca parece haver tempo ou energia suficiente para fazer as coisas que você sabe que deveria fazer, como exercícios diários ou uma alimentação saudável.

Mental

O autocuidado mental significa dar a si mesmo uma pausa nas preocupações e estresses com os quais você tem que lidar o dia todo para que possa relaxar, limpar sua mente e se concentrar.

Emocional

Quando se trata de sua saúde emocional, uma das melhores dicas de autocuidado é ter certeza de que você se envolve totalmente com suas emoções. Quando você os encara, isso na verdade ajuda com o estresse.

Sensorial

O autocuidado sensorial visa ajudar a acalmar sua mente.

Quando você consegue entrar em sintonia com os detalhes das sensações ao seu redor, é mais fácil viver no momento presente.

Social

O autocuidado social é outra categoria importante para todos nós. Pode parecer diferente dependendo se você é introvertido ou extrovertido.

Espiritual

O autocuidado espiritual consiste em entrar em contato com seus valores e com o que realmente importa para você.

Ocupacional

Envolve a integração de vários componentes da estrutura de bem-estar no planejamento de um futuro saudável, como carreira, família e bem-estar futuro.

Intelectual

Envolve o forte desejo de aprender com os desafios e experiências.

O bem-estar intelectual é importante para encorajar o crescimento intelectual contínuo e experimentar atividades mentais criativas, mas estimulantes, que fornecerão a você a base para descobrir, processar e avaliar as informações com eficácia.

Como praticar o autocuidado?

Alimente-se bem

O que você come é uma parte de grande importância do autocuidado e você precisa dar atenção a essa questão.

Os alimentos que fazem bem e nutrem o nosso corpo são um dos excelentes presentes da natureza para os humanos.

Tenha uma rotina de ingerir alimentos saudáveis, pois eles aumentam o fortalecimento do nosso corpo.

Os tipos de alimentos que você ingere têm um impacto crucial nas bactérias que vivem em seu estômago, resultando em uma cascata de resultados positivos ou negativos.

Durma o suficiente

O sono pode ter um grande efeito em como você se sente emocional e fisicamente. Não dormir o suficiente pode até causar graves problemas de saúde.

Então, é essencial que reveja a sua rotina noturna, nesse caso, é especialmente importante evitar cafeína e açúcar, que tendem a mantê-lo acordado.

Diga não

Geralmente, temos o costume de dizer sim para todos e para tudo que pedem, pois não queremos magoar as suas emoções e sentimentos.

No entanto, se você troca a sua paz e saúde para atender aos pedidos de outros e negligência as suas necessidades mais importantes, você não está de acordo com as normas do autocuidado.

Você precisa entender que é apenas um ser humano e não pode alegrar e agradar a todo mundo. Quando você diz sim para tudo, acaba se sentindo esgotado e isso prejudica a sua saúde emocional e física.

Pratique exercícios físicos

O exercício diário pode ajudá-lo tanto física quanto mentalmente, melhorando seu humor e reduzindo o estresse e ansiedade, sem falar em ajudá-lo a perder peso.

Chore

Pode parecer contra intuitivo pensar que chorar pode deixar você mais feliz, mas pode ser uma das melhores maneiras de melhorar os níveis de ansiedade e melhorar seu humor.

Se as lágrimas não virem naturalmente, tente assistir a um filme de romance, ler uma história de amor ou ouvir algumas canções tristes.

Organize-se

Pesquisas mostram que a desordem aumenta nossos níveis de cortisol, o hormônio do estresse que é um fator de risco para muitas doenças, reduz a criatividade e o foco e pode até nos tornar mais sensíveis à dor.

Desconecte-se

Há muitas pesquisas científicas sobre os benefícios de se desconectar de vez em quando.

Fazer uma pausa na mídia social, mesmo por breves períodos, pode ajudar a diminuir suas ansiedades e afastar a solidão que muitos sentem ao navegar em seus canais.

Dance

Liberar-se tem benefícios psicológicos muito reais. Basta aumentar suas músicas favoritas ou fazer uma aula de dança online para obter todos os benefícios.

Coloque uma máscara facial

Uma máscara facial é tão benéfica para o seu bem-estar quanto para a sua pele, porque serve como um momento para fazer uma pausa e se tratar. Crie o hábito de fazer uma máscara semanal, ela sugere.

Cuide de você

Cuidar de suas necessidades está em um lugar equilibrado e estável, com intenso egoísmo de um lado e sacrifício extremo do que você precisa ou deseja pelo bem dos outros, do outro lado.

Cuidar de si mesmo é um fator chave para serem capazes de manter a força, determinação, motivação e recursos internos para continuar a doar aos outros, seja seu parceiro imediato, família e outras pessoas importantes em seu círculo interno, ou a comunidade maior ao seu redor.

Você pode considerar que fazer muito pelos outros pode privá-los da oportunidade de aprender como cuidar de si mesmos.

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