Radicais Livres e Antioxidantes: Ácido Ferúlico no Combate às Rugas
Posted in Cuidados com a PeleDicas

Em 1956, foi proposto pela primeira vez que os radicais livres contribuem para o envelhecimento da pele. Na época essa teoria era amplamente criticada, porém, hoje está amplamente demonstrado que os radicais livres que se formam nos processos de oxidação são as principais causas dos sinais de envelhecimento: rugas, manchas e flacidez.

Embora os radicais livres estejam envolvidos nos processos de envelhecimento e sejam a origem de algumas doenças, incluindo alguns cânceres, eles também desempenham um importante papel fisiológico. Os radicais livres são essenciais para o relaxamento muscular, transmissão celular ou defesa microbiana.

Radicais livres e envelhecimento

 No nível da pele, os radicais livres podem causar acúmulo de danos oxidativos em moléculas como colágeno e elastina, favorecer o acúmulo de pigmentos como a melanina, causando manchas, e causar fibrose nos vasos que nutrem a derme, fortalecendo rugas gestuais. Além do envelhecimento da pele, esses processos oxidativos alteram o equilíbrio celular e induzem processos cancerígenos.

Com o passar dos anos, os radicais livres se acumulam de forma exagerada no corpo e, como consequência, podem produzir uma alteração genética e reduzir a funcionalidade de algumas células (neurônios). Este processo é uma característica do envelhecimento. Os radicais livres também são gerados em nosso corpo devido a fatores ambientais prejudiciais: poluição, radiação, fumaça, tabaco e herbicidas. O corpo em situações normais pode lidar com eles, mas se os níveis de antioxidantes forem baixos ou se a produção de radicais livres for excessiva, eles podem acabar causando sérios danos à nossa saúde.

Foi demonstrado que o exercício físico intenso, o consumo de dietas ricas em gorduras e a exposição excessiva ao sol também aumentam a produção de radicais livres. Vamos entender agora um pouco sobre os antioxidantes e como eles se relacionam com os radicais livres.

Conhecendo os Antioxidantes

 Os antioxidantes são compostos que protegem as células. Os oxidantes possuem ações significativas com as moléculas, células e átomos do corpo humano. Mas o resumo da sua ação no organismo é o seguinte: Eles trabalham para diminuir os danos causados pelos radicais livres. Danos esses que já vimos nos parágrafos anteriores. A melhor coisa sobre os oxidantes, que nos fazem tão bem, é que eles estão presentes em quase todas as frutas e vegetais que estão disponíveis nos super mercados. Existem, vários tipos de oxidantes, mas vamos focar no melhor deles, o ácido ferúlico.

O que é o Ácido Ferúlico?

O ácido ferúlico é um poderoso antioxidante encontrado nas paredes celulares de grãos, sementes, frutas e vegetais. O ácido ferúlico é mais conhecido por seus benefícios antienvelhecimento para a pele e é um ingrediente popular em cremes, loções e soros antienvelhecimento. Ele combate os danos dos radicais livres da poluição ambiental e dos raios ultravioleta do sol, reduzindo e prevenindo manchas, rugas e linhas faciais finas. Além disso, melhora a potência de outros antioxidantes.

Por esse motivo, muitas vezes é combinado com vários antioxidantes, como vitamina C e E (falaremos mais dessa combinação mais a baixo), para aumentar sua eficácia. Os especialistas em cuidados com a pele recomendam incorporar ácido ferúlico em sua rotina matinal para proteger sua pele dos elementos ambientais com os quais você está em contato ao longo do dia.

Além de seus inúmeros benefícios para a pele, o ácido ferúlico também contém benefícios para a saúde e pode ser ingerido como suplemento dietético. Quando tomado como suplemento dietético, o ácido ferúlico pode ajudar no tratamento da hipertensão, colesterol alto, osteoporose, câncer, diabetes e outras doenças. Além disso, pode melhorar o desempenho atlético e retardar os sintomas do envelhecimento.

Observação: Consulte um médico antes de escolher tomar ácido ferúlico como suplemento dietético para confirmar se é seguro para você tomar e qual dosagem tomar. Não se sabe se o ácido ferúlico é seguro para crianças e mulheres grávidas ou amamentando.  

Principais benefícios do ácido Ferúlico

 Quando se trata de cuidar da pele, a maioria de nós compartilha o objetivo comum de alcançar uma aparência jovem. E você pode esperar realmente obter este resultado, e isso se deve à sua eficácia no combate aos danos dos radicais livres e no retardo dos sinais de envelhecimento, como já mencionamos antes. Outros benefícios associados ao uso do Ácido Ferúlico são esses:  

  1. Reduz as Rugas

O ácido ferúlico protege a pele dos danos dos radicais livres, retardando os sinais visíveis de envelhecimento prematuro. Os danos dos radicais livres destroem o colágeno da pele, fazendo com que ela perca firmeza, gordura e elasticidade. Ao neutralizar os danos dos radicais livres, o ácido ferúlico reduz a aparência de linhas finas, rugas e flacidez da pele. Além de atuar como um antioxidante protetor da pele, o ácido ferúlico também aumenta a eficácia de outros antioxidantes, como a vitamina E e a vitamina C, quando combinados. No geral, o uso de ácido ferúlico na pele contribui para torná-la mais lisa, macia e flexível.  

  1. Ilumina Mancha Escuras

O ácido ferúlico também pode ajudar a tratar a hiperpigmentação da pele. É eficaz para clarear manchas escuras, cicatrizes esmaecidas e tonificar a pele ao entardecer. Além disso, minimiza as manchas escuras das espinhas e diminui a vermelhidão da pele causada pela poluição ambiental. Além disso, o ácido ferúlico pode ajudar a prevenir e tratar a acne graças à sua capacidade de reduzir a inflamação da pele. Aplicar um soro de ácido ferúlico diariamente em sua pele proporciona uma aparência mais brilhante e mais saudável.  

  1. Protege contras os danos do sol

O ácido ferúlico pode ajudar a proteger a pele contra os danos UV, de acordo com um estudo de 2014 sobre as propriedades do ácido ferúlico. A exposição repetida desprotegida aos raios ultravioleta danifica a pele ao longo do tempo, causando manchas prematuras da idade, rugas e linhas finas. Embora o ácido ferúlico ajude na proteção contra os danos do sol, o uso de soros de ácido ferúlico na pele não deve substituir o uso de proteção FPS diariamente para proteger totalmente a pele dos raios nocivos do sol. Conseguimos então entender a ação dos radicais livres, antioxidantes e em especial os benefícios do Ácido Ferúlico.

Nenhum comentário para este post. Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Digite o termo de busca e pressione "enter" para ver os resultados

Carrinho